quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Temporada 2009 dando adeus.

Estamos chegando a 17ª etapa do mundial de Formula 1. O campeão deste ano para quem não sabe (muito dificil não saber) é Jenson Button. Ele consegue essa vitória com um começo de ano avassalador vencendo 6 das 7 primeiras e depois disso, com toda razão, buscou estar na zona de pontuação para manter sua diferença dos demais. Claro que nem tudo para ele foi um mar de rosas, teve momentos até que eu achei que ele iria deixar que as dificuldades o levacem para a perca do campeonato. Seu companheiro de equipe, Rubens Barrichello, tratou de mostrar serviço, mesmo não tendo o melhor carro da metade pro fim da temporada ele conseguiu superar as espectativas e mostrou a Button que ele estava ali, vivo e pronto para buscar o titulo. Muitos dizem que mesmo com a evolução de Rubens, seria impossivel de conseguir superar Jenson naquele momento, não vejo assim, para mim ele correu por muito tempo encima de um muro, de um lado a decadencia, de outro o resurgimento. Com sorte ele resurgiu e conseguiu garantir o titulo.

Para Rubens o que resta é lutar pelo vice-campeonato, coisa que não é ruim, muito menos para equipe que como uma Fenix, resurgiu das cinzas para a vitória. Ele ja declaro que não tem interesse pelo vice, mais lembro que isso foi dito depois do grande premio do Brasil, então com a cabeça melhor ele pode sim decidir buscar mais essa.

Vou colocar aqui uma analise pessoal que postei em um comentário no blog: blogf-1.blogspot.com ok?:

Sobre outros pilotos: Deve ter cido um ano muito bom para o Hamilton, as dificuldades engrandecem um homem, então podemos esperar ele muito mais forte no ano que vem. Button, apesar da experiencia que ja tem se não tiver um carro tão competitivo quando esse, acredito que terá um ano mediano, para variar. Kubica terá que ter sorte de nascer um bom carro na Renault, pq se não será mais um ano dificil para ele. Alonso terá que mostrar sua "genialidade" na ferrari, e é melhor mostrar serviço pq pro Massa não tem tempo ruim. Raikkonen ainda nem sabe se fica, então não da pra dizer se vai (Há quem diz que ele pode se torna piloto da Toyota). Vettel e Webber terão mais um ano de mesmas chances, e pode se esperar muito da RBR. Nico Rosberg tem que mostrar ser fora de sério ainda. Os demias não falei ou porque não tem vaga definida ou porque não vale a pena comentar mesmo.

Quem tem chances? Pela situação atual e falando só dos brasileiros, somente Rubens e Massa, os outros que conseguirem uma vaga, torço para que seja um ano de muito aprendizado e que possam absorver bem as dificuldades e ganhar experiência.

A FIA passará por mudanças pouco radicais, mais significativas. O mais importante no momento eu creio em mudança em alguns fundamentos do regulamento, pontos, testes a exemplo... e depois disso procurar revisar tudo que será modificado para próximo ano e colocar em questão se essas proposta são a longo prazo.
A regularidade não só cresce o esporte internamente com os carros e pilotos, como externamente com quem acompanha.

É isso ai.. por hoje é só.. parabéns a Jenson Button.

#tamojunto

Um comentário:

  1. Ah, pontos não, espero que a FIA não mexa nos pontos não.
    Eu até gostaria... até que tomei um susto no início desse ano com a birutice do Ecclestone. Melhor deixar como está do que piorar.

    Quanto ao Button, título merecido pra quem detonou no começo da temporada e depois soube administrar. Mérito também da Brawn, que passou por uma metamorfose inacreditável.

    ResponderExcluir